Adobe Shares Rise Following AI-Driven Revenue Forecast Boost
A Adobe, criadora do Photoshop, elevou sua previsão de receita para o ano fiscal de 2024 nesta quinta-feira, à medida que mais empresas e consumidores adotam suas ferramentas de edição impulsionadas por inteligência artificial em meio a sinais de recuperação econômica.
As ações da empresa sediada em San Jose, Califórnia, subiram cerca de 15% nas negociações pré-mercado na sexta-feira.
A empresa agora espera uma receita entre US$ 21,40 bilhões e US$ 21,50 bilhões, em comparação com sua previsão anterior de entre US$ 21,30 bilhões e US$ 21,50 bilhões. Em média, os analistas esperavam US$ 21,46 bilhões, de acordo com dados da LSEG.
A perspectiva da Adobe reflete que seus esforços em IA estão dando frutos, à medida que os clientes aumentam os gastos com seus produtos de software, como Premiere Pro, Animate e After Effects, usados por profissionais criativos em diversas áreas.
Em abril, a empresa anunciou planos para incorporar uma ferramenta de IA para gerar imagens em seu popular software Photoshop, em meio à crescente concorrência de empresas como OpenAI, Stability AI e Midjourney.
A Adobe também elevou sua previsão de lucro ajustado por ação para o ano inteiro para uma faixa de US$ 18 a US$ 18,20 por ação, em comparação com a faixa anterior de US$ 17,60 a US$ 18 por ação.
“É evidente que os negócios da Adobe estão prosperando apesar da concorrência da IA que está afetando seus pares. Acreditamos que isso deixa a Adobe como a empresa de software de grande capitalização melhor posicionada”, disse Gil Luria, analista de pesquisa da D.A. Davidson.
A empresa reportou uma receita de US$ 5,31 bilhões no segundo trimestre, superando as estimativas de US$ 5,29 bilhões.
A receita de mídia digital da empresa foi de US$ 3,91 bilhões, acima das estimativas de US$ 3,89 bilhões.
A Adobe desenvolveu sua própria ferramenta de geração de imagens por IA chamada Firefly, que é treinada em dados que possui os direitos, em um momento de crescente preocupação com a privacidade de dados e direitos autorais em relação ao conteúdo criado por IA.
Em base ajustada, a empresa teve um lucro de US$ 4,48 por ação no trimestre, em comparação com as estimativas de US$ 4,39 por ação.